Dia 31 de maio - Dia Mundial sem Tabaco



Fonte: www.melhoramiga.com.br


O dia 31 de maio é considerado pela Organização Mundial de Saúde - OMG - como o dia mundial sem o tabaco. O tabagismo é responsável por cinco milhões de mortes a cada ano no mundo, principalmente em decorrência de tumores malignos, doenças cardiovasculares e pulmonares. Cigarro também é fator de risco para leucemia e tumores de laringe, esôfago, pâncreas, fígado, rins, bexiga, intestino grosso, colo uterino, reto, cavidades nasais e oral, além do câncer de pulmão. Quando associado ao álcool, o tabagismo é a maior causa da produção de celulas cancerígenas.


Conforme Dr. Dino Altmann, aproximadamente metade dos fumantes vai morrer por causa de doenças relacionadas ao consumo do tabaco e adultos fumantes perdem 13 anos de vida por causa do seu vício. Segundo o médico que atua nos hospitais Albert Einstein e São Luiz, cerca de 30% dos óbitos relacionados ao câncer se devem ao vício de fumar.



No Brasil, estima-se que mais de 200 mil mortes por ano são decorrentes do cigarro, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para o ano 2020, a perspectiva de mortalidade é de 3 milhões em países desenvolvidos e de 7 milhões em países em desenvolvimento, isto significa 10 milhões de mortes ligadas ao uso do tabaco no ano de 2020, segundo a OMS. Ainda segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabaco mata mais que a soma de mortes por AIDS, cocaína, horoína, álcool, suicídio e acidentes de trânsito.


Comentários